domingo, 19 de julho de 2009

Grey Gardens (Grey Gardens)


Grey Gardens é um filme inspirado no documentário homônimo de 1975 que conta a história de mãe e filha chamadas Edith Bouvier Beale, tia e prima em primeiro grau de Jacqueline Kennedy. “Big Edie” e “Little Edie” são interpretadas por Jessica Lange e Drew Barrymore.
Na trama, as duas são mulheres do jet-set da época - anos 40 e 50 - que depois, já nos anos 70, estão completamente pobres numa mansão em East Hampton (NY), propriedade que dá nome ao filme. Através da mídia, o mundo descobre que as duas moram nessa casa decadente entre pulgas e pequenos animais e por conta das precárias condições de higiene, as duas mulheres são obrigadas a deixar o lugar, sendo “salvas” por Jackie.
Para aceitar o papel, Barrymore, que ingressou na fama quando criança com o filme "E.T. - O Extraterrestre", de 1982, teve de envelhecer para fazer cenas de uma ingênua universitária até uma idosa, e precisou dominar a fundo os termos verbais da alta sociedade de nova-iorquina. Ela disse que precisou fazer campanha para ter o papel, o que só fez aumentar seu estresse quando o momento de gravar chegou.
"Isso continha um desafio em cada esquina. Foi aterrorizante", afirmou Barrymore à Reuters. "Mas eu me apaixonei por ela, por quem ela era e por quem ela se tornou."
Beale e sua mãe, Edith "Big Edie" Bouvier Beale, eram membros da alta sociedade de Nova York, mas, após o pai da personagem, Phelan Beale, ter abandonado a família nos primeiros dias da Grande Depressão, ambas começaram lentamente a viver tempos difíceis.
Mãe e filha fixaram residência em seu espaçoso solar, o Grey Gardens, em Long Island, e, conforme os anos foram passando, elas começaram a viver de uma ínfima ajuda dada por Phelan Beale.
A casa passou a ser mal cuidada e foi infestada por gatos e roedores. A construção se tornou um incômodo tão grande que autoridades locais ameaçaram demolir o local até Jackie Kennedy intervir para ajudar sua tia e prima.
Os documentaristas Albert e David Maysles foram a Long Island no começo da década de 1970 e fizeram um filme sobre os Beales, chamado "Grey Gardens."

O texto acima foi tirado de vários sites e como estava um pouco com pressa não copiei. Desculpas mil. Quando eu encontrei esse filme no site do telaquente eu vi o poster e li a sinopse e não sabia muito bem o que esperar do filme. Eu não havia escutado falar do filme e nem dessa história, mas fiquei muito feliz por enfim conhecer. E com certeza achei uma história dramatica. E Drew E Jessica fizeram um bom trabalho no filme personificando as "Edie" do filme. Eu nunca vi algo assim da Drew e fiquei muito feliz por ela por que esse foi um grande papel para a carreira dela. Ontem eu estava vendo a lista do Emmy e quando vi que esse filme foi indicado para melhor filme para telivisão, melhor atriz (com Drew e Jessica indicadas) entre outras indicações porque o filme foi um dos lideres de indicações, depois disso eu fiquei com certeza de que tinha de ver o filme. Depois fui ver um video do documentário e ficou muito parecido a Drew com a verdadeira Edie. Eu adorei. Indico a todos. É uma experiência maravilhosa onde podemos aprender sobre nós mesmos e refletir sobre algumas coisas da vida.

Nenhum comentário: