sábado, 22 de agosto de 2009

The Boy in the Striped Pijamas (O Menino Do Pijama Listrado).

Pela janela de seu quarto, um menino de oito anos consegue avistar uma grande fazenda, onde adultos e crianças passam o dia todo vestidos com pijamas listrados. É a partir da curiosidade em relação a essa imagem inusitada que se desenvolve toda a história de "O Menino do Pijama Listrado" ("The Boy in the Striped Pajamas", Inglaterra/EUA, 2008).

O filme se passa em 1940 e tem início quando o garoto Bruno recebe a notícia de que terá que deixar sua confortável casa em Berlim e se mudar com a família para um lugar isolado, no campo. O motivo é a promoção de seu pai, um oficial nazista, que para ele é apenas um soldado.

Logo que chega à nova casa, essa fazenda que ele avista do quarto passa a ser a possibilidade que ele tem de alterar a rotina solitária do lugar e arranjar alguém para brincar. E é isso que ele busca quando desobedece as orientações de sua mãe e vai até o jardim dos fundos, de onde sai em direção àquelas pessoas de pijamas listrados.

Lá, ele conhece Shmuel, que também tem oito anos, mas vive do outro lado da cerca. As visitas ficam cada vez mais freqüentes e, curioso, ele passa a perguntar a seus pais e à sua irmã o que é esse lugar e quem são aquelas pessoas, mas as respostas, ora evasivas, ora negativas, não têm nada a ver com o que seu coração lhe diz.

O tal campo de concentração, como chamam, não tem nada de belo e de alegre como ele vê nos vídeos mostrados a seu pai, e o menino judeu não se parece em nada com o monstro desenhado por todos. Então por que ele tem que ser inimigo? Essa é uma das coisas que Bruno não consegue entender. Mas se o amigo Shmuel não pode vir para o lado de cá da cerca, por motivos que ele também não compreende, então talvez seja mais fácil que ele mesmo passe para o lado de lá.

Eu achei esse filme muito bom mesmo. Fazia algum tempo que não era lançado um filme com esse tipo de história e fiquei muito impressionada como nesse filme foi mostrado. A história é bem marcante e o final é chocante. Chorei muito. O grande problema pra mim foi que o filme mostra Alemãs, mas eles falam inglês Britânico no filme. Não podia ser assim era pra eles estarem falando alemão. Mas como é mais fácil produzir e levar filmes que sejam falados em inglês deve ser por conta disso que foi escolhido o idioma. Mas bem que seria melhor alemão. :(

Nenhum comentário: