quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Eastwick 1.01 - Pilot

Adaptação de uma história que mostrou ser bastante eficiente em outra época, Eastwick é uma das apostas para levantar a audiência da ABC nessa temporada. A premiere pode não ser espetacular, mas mostra que o potencial da série vai além de uma Desperate Housewives com magia.
Em 1984 surgiu a obra As Bruxas de Eastwick, uma história provocativa do autor John Updike que mostrava um grupo de três mulheres que adquiriam poderes após serem deixadas ou adandorarem seus maridos. Entretanto, havia um preço por toda essa magia alcançada e isso estava ligado ao plano secreto que um misterioso homem tinha para elas. Não demorou muito para Hollywood ver o potencial da trama e três anos depois já tivemos uma adaptação para o cinema, a qual trouxe Cher, Susan Sarandon e Michelle Pfeiffer (todas no auge da carreira) como as bruxas e Jack Nicholson como Daryl Van Horne.
A nova aposta da ABC parte basicamente da mesma idéia central, apresentando ao início a cidade de Eastwick, um lugar aparentemente calmo mas que pode esconder alguns segredos (e, nesse ponto, vale uma comparação com a Wisteria Lane de Desperate Housewives). Após marcante participação em Ugly Betty, Rebecca Romijn tem a chance de estrelar seu próprio show e aqui interpreta Roxanne, uma viúva que se dedica a trabalhos artísticos e cuja filha adolescente parece ser mais responsável que ela. Jamie Ray Newman é Kat, a qual tem pelo menos uns cinco filhos e aparenta ser a mais centrada das três, ainda que seja casada com um idiota. Já Lindsay Price (de Lipstick Jungle) vive Joanna, jornalista independente que deixa a impressão de ser um tanto desajeitada e por vezes se vê no meio de alguma situação constrangedora. Quando as três acham uma moeda e jogam numa fonte para fazer um pedido ao mesmo tempo, não imaginam que algo mudará para sempre em suas vidas.
Após um estranho acidente, as três tem a oportunidade de se conhecerem (ainda que cada uma pareça ter um histórico sobre as demais) e aos poucos vemos a chegada do misterioso homem (Paul Grass) que pode ser a resposta aos desejos delas, mas de uma maneira muito diferente do que imaginavam. Quem o conhece primeiro é Roxanne, graças ao seu pedido de realizar uma escultura dele mesmo para a mansão que adquiriu ao chegar na cidade. Porém, além disso, já deixa clara sua intenção de fazer sexo com ela – ainda que esteja num relacionamento com o jovem Chad (Matt Dallas, de Kyle XY). Após mais um momento embaraçoso com o pretendente Will, Joanna também tem a chance de conhecer Darryl Van Horne, o qual a promete uma entrevista exclusiva que servirá como fonte para seu artigo sobre corrupção na política local – o detalhe é que o próprio Darryl é o alvo da jornalista. Já Kat é a última a conhecer o sedutor num jantar com todas as três.
Apesar de alguns problemas de narrativa (mesmo que sejam interessantes, já vimos esses tipos de personagens numa dezena de séries), o primeiro episódio de Eastwick teve alguns ótimos momentos, como as três amigas comemorando na fonte e a cena em que Roxanne “resgata” sua filha. A mistura de comédia, drama e mistério pode ser um tanto perigosa e o clima atemporal da série talvez seja um obstáculo para que alcance um público fiel, mas pelo piloto já mostra que pode manter um ritmo satisfatório durante ao menos uma temporada e, quem sabe, tornar-se um novo hit para a emissora.
Bem acho que não preciso falar mais nada porque tudo o que está dito aí em cima já fala quase tudo. Gostei muito da série por tratar de uma história legal sobre bruxas e por ter um elenco poderoso, além de ter comédia, romance e tudo mais. Muito legal mesmo. Ontem saiu o segundo episódio porém eu só vi o primeiro hoje, mas já vou começar a fazer o download da serie semanalmente. :)

Nenhum comentário: