Um grandioso épico sobre família, fé, poder e petróleo, "Sangue Negro" se passa na fronteira incendiária da Califórnia na explosão petrolífera da virada do século. A história gira em torno da época e da vida de Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis), que se transforma de um mineiro de minas de prata derrotado e pai solteiro em um magnata do petróleo que venceu pelo próprio esforço. Quando Plainview fica sabendo, misteriosamente, da existência de uma pequena cidade no Oeste em que um mar de petróleo está transbordando do solo, ele segue para lá com seu filho, H.W.Plainview (Dillon Freasier), para tentar a sorte na pequena e empoeirada Little Boston. Nesta cidade difícil, em que a grande diversão é a igreja do carismático pastor Eli Sunday (Paul Dano), Plainview e seu filho tentam sua jogada da sorte. Mas mesmo quando o poço lhes traz toda a sua fortuna, nada permanecerá igual, uma vez que a escalada de conflitos e de todos os valores humanos – amor, esperança, comunidade, crença, ambição e até mesmo o elo entre pai e filho – são postos em perigo por causa da corrupção, fraude e do petróleo.
Daniel Day-Lewis está grandioso como Daniel Plainview e com certeza valeu sua indicação e vitória no oscar. Ele é um excelente ator que dispensa comentários e que já ganhou o oscar duas vezes. Além de tudo ele é extremamente lindo, pelo menos eu acho. E nesse filme ele ficou impressionante e foi o ponto máximo desse excelente drama. Dillon Freasier, que interpreta H.W. Plainview, recebeu a difícil tarefa de aos 10 anos atuar profissionalmente pela primeira vez e ainda mais do lado de grandes atores. Freasier fez um par adorável com Day-Lewis.
Outro ator que se destaca é Paul Dano, como Eli Sunday, um jovem que acredita encontrar na fé qualquer solução para os problemas da vida. Um pastor tão determinado em realizar seus objetivos quanto Daniel. A semelhança entre os dois personagens é notável e a qualidade da atuação de Dano é mantida mesmo ao lado de um ícone do cinema como é seu colega. Acho que esse foi sem dúvida a melhor atuação de Paul Dano mesmo eu achando que ele está extremamente fofo em "Pequena Miss Sunshine".
O filme recebeu 8 indicações ao Oscar, porém ganhou somente dois nas categorias de Melhor Ator (Daniel Day-Lewis) e Melhor Fotografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário