2ª metade do século XIX, Inglaterra. Oscar Hopkins (Ralph Fiennes) é um jovem padre anglicano que é também um desajustado e jogador compulsivo, mas tem um grande coração, pois dá parte dos seus ganhos para os pobres. Quando menino era membro de uma rígida família pentecostal, mas sentiu que Deus falava com ele através de sinais, que lhe diziam para deixar seu pai e sua fé e se juntar à Igreja Anglicana. Paralelamente uma jovem herdeira australiana, Lucinda Lepastrier (Cate Blanchett), que também sente atração pelo jogo, choca a sociedade da sua época com seu espírito independente e compra uma fábrica de vidro. Eles se conhecem em uma viagem de navio para a Austrália, quando ela o procura para se confessar e revela seu gosto pela jogatina. Neste momento a confissão toma um rumo informal, em virtude dos dois terem vícios idênticos. Logo estão ligados e têm a idéia de construir uma igreja totalmente de vidro, na intenção de levá-la para o interior da Austrália. Em razão dela não poder se ausentar, uma nova aposta é criada. Se Oscar conseguir levar a igreja até o destino ele fica com a herança dela, que é muito maior que a dele. Mas isto não tem importância, o importante é jogar. A travessia será toda feita por terra, pois Oscar desde criança tem fobia de mar. Esta viagem transformará a vida deles para sempre.
Baseado no 'bestseller' de Peter Carey, "Oscar e Lucinda" é um bom drama sobre um casal apaixonado e marginalizado pelo amor que ambos têm pelo jogo. Realizado pela talentosa diretora australiana, Gillian Armstrong, o filme apresenta algumas cenas memoráveis, como aquelas que se passam na igreja flutuante. A fotografia de Geoffrey Simpson é simplesmente magnífica, assim como, a trilha sonora de Thomas Newman. O figurino também é um ponto forte do filme, porque está perfeitamente adequado com a época em que se desenvolve a história. Aliás, o filme recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Figurino.
Os atores principais, Cate Blanchett e Ralph Fiennes estão fabulosos nos papéis-título. A química entre eles é perfeita, a ponto de passarem a idéia de que não estão representando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário