sábado, 2 de agosto de 2008

Psycho - Psicose.

Psycho, ou Psicose em português, é um filme estadunidense feito em 1960, do gênero suspense. O filme foi dirigido por um dos maiores diretores do gênero, o famoso Alfred Hitchcock.
Psicose começa com a secretária Marion (Janet Leigh) dando um desfalque de 40 mil dólares na imobiliária onde trabalhava. Ela pede ao patrão para sair mais cedo porque está com dor de cabeça e leva com ela o pacote contendo o dinheiro. Ela sai com o dinheiro tentando fugir sem destino pelas estradas. Até encontrar o Motel Bates, que quase fechou suas portas após o desvio da auto-estrada. Ao chegar lá, é recepcionada por um simpático e ao mesmo tempo estranho rapaz chamado Norman Bates(Anthony Perkins). Após um bate-papo e um rápido sanduíche, acontece o inesperado: Marion é brutalmente esfaqueada enquanto toma banho, numa das cenas mais famosas de toda a história do cinema.
O filme é de arrepiar. A história é emocionante e o fato do filme ser filmado em preto e branco deixou o suspense ainda melhor. Psicose foi filmado em preto e branco porque Hitchcock temia que a cena do chuveiro ficasse chocante demais, com o vermelho do sangue.
Uma curiosidade que achei extremamente impresionante é que a cena do chuveiro demorou sete dias para ser filmada, e utilizou 70 diferentes posições de câmera. Muito trabalho, mas que gerou uma das cenas mais assustadoras de todos os tempos.
Psicose foi escolhido como o 11º melhor filme de todos os tempos e o melhor do gênero horror pela revista Entertainment Weekly. O filme foi eleito o 18º melhor de todos os tempos pelo AFI (Instituto Americano de Cinema). Além disso, o filme recebeu 4 indicações ao Oscar nas categorias: Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante (Janet Leigh), Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte - Preto e Branco.
O filme é sem comentários. Um dos melhores do diretor. Foi o meu primeiro filme do diretor e acho que eu comecei bem. Outro grande filme do mesmo diretor é "A Janela Indiscreta" que pretendo ver na semana que vem.
É assim que se faz cinema: uma combinação de direção, roteiro, atuação e música. Clássico em todos os sentidos.

Nenhum comentário: