domingo, 17 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos De Pequim - Michael Phelps.


Em 2004, em Atenas, Michael Phelps já surpreendeu o mundo ao conquistar, com apenas 19 anos, seis medalhas de ouro (100m e 200m borboleta, 200m e 400m medley e revezamentos 4x100m medley e 4x200m livre). Quatro anos mais tarde, o nadador americano chegou a Pequim com o título de maior estrela dos Jogos Olímpicos. Mais maduro, experiente e determinado, o americano fez jus às expectativas conquistando oito medalhas de ouro e se tornando o maior nadador de todos os tempos, ao superar a já incrível marca do também americano Mark Spitz, que garantiu sete ouros em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos, em Munique-1972.
Com as oito medalhas de ouro conquistadas em Pequim (200m e 400m medley, 200m livre, 100m e 200m borboleta e nos revezamentos 4x100m medley, 4x100m livre e 4x200m livre), Phelps chegou às inéditas 14 medalhas douradas olímpicas. A incrível marca de nadador americano derruba as conquistas dos maiores atletas olímpicos da história. Carl Lewis (atletismo, em quatro Olimpíadas), Mark Spitz (natação, em duas Olimpíadas), Paavo Nurmi (atletismo, em três Olimpíadas) e Larissa Latynina (ginástica artística, em três Olimpíadas) somaram nove ouros.
As vitórias de Phelps se tornam ainda mais sensacionais ao lembrarmos que, hoje em dia, ao contrário da época de Mark Spitz, a especialização dos nadadores é total.
Curiosidades sobre o maior atleta olímpico do mundo:
- Phelps começou a nadar aos sete anos, como tratamento contra a hiperatividade.
- Aos 15 anos, classificou-se para a Olimpíada de Sydney-2000, tornando-se o mais jovem nadador da equipe olímpica norte-americana em 68 anos.
- Sua dieta diária tem 12.000 calorias. Seis vezes mais que um adulto normal. Ele não dispensa ovos e muito carboidrato.
- O rap "Go Getta", do rapper americano Young Jeezy, costuma inspirar o americano antes das provas.
- A estimativa é que Phelps passe a arrecadar de seus patrocinadores cerca de US$ 10 milhões por ano (R$ 16,4 milhões).
- Quando o ritmo de competições é muito intenso, como em Pequim, Phelps toma banhos de gelo para relaxar.
- A medida da abertura de seus braços é maior do que sua altura, o que faz com que ele consiga "puxar" mais água do que os outros.
- Os pés, tamanho 46, por serem 15 graus mais flexíveis do que a média, funcionam como uma espécie de pés-de-pato naturais.
- Além disso, possui uma capacidade de recuperação incrível. Após uma competição, a maioria dos nadadores apresenta de 10 a 15 milimols de ácido lático por litro de sangue, enquanto que Phelps tem apenas 5,6.

Nenhum comentário: